Kandahar – 18 | Rota do Sol

Kandahar é a segunda maior cidade do Afeganistão (atrás apenas de Cabul), com uma população de 614.118 habitantes. É a capital da província de Kandahar e também centro de uma região cultural muito vasta. A área ao seu redor é uma das mais antigas povoações humanas conhecidas. Muitos impérios lutaram pela cidade devido à sua localização estratégica ao longo das rotas comerciais do sul, centro e oeste da Ásia.

Kandahar é uma das cidades mais culturalmente significativas para os pashtuns e tem sido sua tradicional base de poder por mais de 300 anos. Os pashtuns constituem a esmagadora maioria da população, tanto da cidade quanto da província, incluindo grandes tribos como Barakzai, Popalzai, Alkozai, Niazi e Alezai. Pashto é a língua principal da cidade e da região. O persa também é compreendido por um número razoável de habitantes da cidade, especialmente os que servem no governo e os afegãos instruídos. Embora a sua história seja atormentada pela instabilidade, a cultura sem igual do Afeganistão continua a prosperar.

Mas quando se pensa no Afeganistão, geralmente, costumam surgir imagens de guerra, violência e terror, devido às décadas de sofrimento nessa nação, que é uma das menos alcançadas do mundo: 99.9% da população é muçulmana, com 72 grupos étnicos não alcançados. 

O povo afegão tem sofrido muito nos mais de trinta anos de conflito, tanto de facções internas como de grupos externos. Uma guerra civil devastadora, seguida do domínio opressivo do Talibã — grupo islâmico extremista — criou uma sociedade onde mais da metade da população só conheceu a guerra.

Sob o opressivo reinado talibã (1996-2001), as mulheres eram, frequentemente, obrigadas a se casar ainda quando crianças, não podiam receber educação ou ter empregos, eram obrigadas a usar uma burca completa em público e não podiam sair de casa sem a companhia de um homem (um parente). Atualmente, apesar de algum progresso, as mulheres continuam a ser um grupo particularmente vulnerável da sociedade.

Embora impossível de documentar, é inegável que a igreja esteja crescendo e os muçulmanos se voltando para Cristo. Alguns encontraram Jesus em sonhos e visões; outros ouviram o Evangelho por meio de rádios cristãs. Os seguidores de Jesus que trabalham em agências de ajuda humanitária também manifestam o amor de Deus ao atender as imensas necessidades físicas da nação. Alguns destes trabalhadores humanitários morreram como mártires, mas, mesmo em meio a grande perseguição, talvez existam vários milhares de crentes no Afeganistão hoje!

Em 2011, Kandahar ficou conhecida como a cidade assassina do Afeganistão, depois de ter testemunhado muitos assassinatos direcionados. 

Ore:

  • Para que haja paz em Kandahar; que organizações terroristas não tenham domínio sobre essa cidade;
  • Pela libertação dos traumas pós-guerra. Que homens, mulheres e crianças sejam libertos de todo o rancor, angústia e dor decorrentes de tanta violência;
  • Kandahar é uma cidade multiétnica. Clamemos ao Pai para que surjam movimentos de discípulos nas etnias que habitam a cidade e todo o Afeganistão;
  • Clamemos para que 10% dos muçulmanos de Kandahar creiam em Jesus até 2030.

Senhor, tem misericórdia dessa cidade. Olha para os órfãos e as viúvas, recolhe-os em Teus braços, ó Pai. Reconstrói as famílias e sara os corações aflitos. Pai, que caiam por terra todo o medo e terror que habitam nesta cidade; que o Teu amor, graça e misericórdia sejam derramados em Kandahar e fluam como rios de água viva, transformando a mente e o coração de seus habitantes.

Senhor, liberta esse povo!  Abre seus olhos espirituais para que possam conhecer e crer no Teu filho Jesus. Eles precisam de Ti, Senhor! Alcança-os pela Tua misericórdia, Pai. Pedimos Kandahar para o Senhor! Em nome de Jesus Cristo, amém!

Sobre o Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você também vai gostar de ler